terça-feira, 13 de novembro de 2007

Amizade sem preconceito

Homem amigo de mulher é cabeleireiro? Para muitos esta frase é tida como lema de vida, mas para outros não passa de uma falácia. Entre vários fatores para o aumento da amizade entre pessoas de sexos diferentes, um que se destaca é a criação de colégios mistos, local onde desde criança, meninos e meninas aprendem a conviver com as diferenças.

Lugares como bares, restaurantes, cinema, que antes eram sinônimo de paquera, são hoje pontos de encontro entre homens e mulheres que buscam diversão sem segundas intenções. É comum encontrar amigos assistindo a um filme sem que o encontro termine em um motel.

Segundo o dramaturgo, escritor e poeta irlandês, Oscar Wilde, entre "homens e mulheres não há nenhuma amizade possível. Há paixão, inimizade, adoração, amor, mas nenhuma amizade". Esse tipo de pensamento surgiu a partir de normas pregadas pelas sociedades antigas onde o romance era a única possibilidade de relacionamento entre o sexo masculino e feminino.

Para a psicóloga psicoterapeuta Maria Clara S. Heise, "vem do meio social a questão para o desafio: lidar com o questionamento dos outros! Muitas pessoas não acreditam na possibilidade da amizade entre homem e mulher ser real". Várias pessoas se incomodam com a opinião dos outros, acreditando no que eles pensam e falam, chegando a colocar em dúvida a amizade antes tida como inquestionável.

Nenhum comentário: