terça-feira, 20 de novembro de 2007

Mulheres estão deixando de pilotar fogão

Há muito tempo a mulher vem tentando conquistar seu espaço no mercado de trabalho, que era praticamente tomado pelo homem. Hoje profissões consideradas masculinas têm como característica a presença de muitas mulheres, essa mudança se deve muitas vezes pela necessidade de obter uma renda a mais para sustentar a família.

Um dos casos mais comuns de enfretamento entre os sexos é na profissão de motorista e cobrador de ônibus, esta é uma das funções tomada pelos homens e agora tem uma grande participação das mulheres no comando desses veículos grandes.

Cargos público como prefeito e deputado, é comum se encontrar mulheres, pois esta substituição tem sido uma constante nas urnas brasileiras. Olinda é uma cidade da região metropolitana do Recife e tem no comando uma mulher, Luciana Santos é a prefeita, antes dela havia outra mulher, Jacilda Urquiza.

Existem casos que a mulher sustenta uma família, com a alta do desemprego as antigas funções tradicionais da são invertidos, enquanto a mulher sai para trabalhar o homem fica em casa cuidando dos filhos, como é o caso de Cícera da Silva, empregada doméstica e trabalha para sustentar os dois filhos e o marido. "Tem que se virar do jeito que dá, meu marido sem emprego, tinha que arrumar um sustento de algum lugar", diz Cícera, lamentando os quatros que o marido não consegue um emprego fixo.

É fato que a cada dia que passa a mulher vem sendo ainda mais valorizada, mesmo com a diferença de salário em algumas profissões. Mesmo assim, ela já conseguiu consolidar sua capacidade e provar aos homens que são capazes de fazer qualquer coisa, até jogar futebol.

Nenhum comentário: