sexta-feira, 23 de novembro de 2007

A inversão de papéis entre homens e mulheres dentro da família

“Se um homem não tem ocupação ou se vive às custas da mulher, a inversão de papéis é uma receita para o insucesso”

A autora da frase acima é Zhou Ting, uma empresária reconhecida na China por suas atitudes liberais demais para uma mulher inserida em um contexto machista. Ela a citou em entrevista com a jornalista Xinran, apresentadora do programa de rádio Palavras na Brisa Noturna. Na época Xinran estava se dedicando a compreender como era a condição feminina na China moderna.

A contemporaneidade dos tempos tem feito homens e mulheres se recolocarem em relação a papéis ditados por culturas que oprimem e criam barreiras impedindo a igualdade de direitos e deveres entre o dois sexos.

A esposa hoje dá a luz e o marido em alguns casos, fica com o filho em casa para que a mulher possa trabalhar. Fatos assim são comuns, e não tem sido motivo de opressão masculina. Pelo contrário, muitos homens não sentem vergonha ao assumir uma casa e as responsabilidades que cabem a ela. Muito menos vêem como sinônimo a falta de sucesso, no que se trata do lado profissional, principalmente, pois muitas profissões podem ser executadas no seio do lar e o avanço digital contribui para isso.

Ainda assim, muitas mulheres têm se visto em situações em que seus companheiros, não dão a elas a oportunidade de conquistar espaço no mercado de trabalho e adquirir autonomia e liberdade dentro de suas próprias casas. Ao contrário disso, elas ficam presas aos filhos e a criação de se deve a eles.

Nenhum comentário: